salgados por encomenda

Salgados por encomenda: como funciona e como lucrar

Você está querendo fazer alguma coisa para ganhar dinheiro e ouviu falar que a venda de salgados por encomenda é um bom negócio, mas não tem ideia de por onde começar? 

Pois fique tranquilo que nós vamos lhe ajudar! Temos aqui um artigo completo com dicas práticas que vão ajudar você a começar a trabalhar do zero absoluto e ainda assim ter lucro.

Salgados por encomenda: como funciona e como lucrar

salgados encomenda

Nesse artigo, vamos lhe falar de aspectos que vão desde o processo de produção dos seus salgados até como posicionar seu negócio no mercado. 

Tenha em mente que vamos lhe passar umas dicas bem gerais, por isso você deve adaptá-las segundo a sua realidade, os seus objetivos, o mercado de sua região bem como o orçamento que você tem para investir no momento.  

#1 Planejamento e preparação para o negócio de salgados

Fazer salgados não tem nenhum segredo, mas se você não tem muitas habilidades na cozinha, recomenda-se apostar logo de cara em um bom curso especializado na confecção dos mais variados tipos de salgados. 

Além de saber preparar os salgadinhos, você terá também que pesquisar o comportamento do seu público-alvo na região onde você pretende atuar. 

VEJA TAMBÉM: Principais dúvidas sobre salgados respondidas

O foco principal de sua pesquisa é saber se há demanda por salgados para eventos, festas e até empresas. Além de identificar se existe esse nicho, você precisa também pesquisar sobre os salgados mais procurados pelo público, quais as empresas concorrentes e os preços que costumam praticar. 

Se você analisar o mercado antes de começar o negócio, terá ao menos três vantagens: 

#1. Vai poder avaliar se vale a pena ou não investir na venda de salgados.

#2. Você poderá traçar desde já estratégias para chegar ao público-alvo.

#3. Vai observar o comportamento dos concorrentes no mercado.


#2 – Tipos de salgados para fazer por encomenda

Depois da pesquisa de mercado, o passo seguinte é a criação um cardápio para deixar seus clientes salivando. No geral, os salgadinhos mais requisitados para encomendas são:

Pastel;
Coxinha;
Enroladinhos;
Risole;
Tortas;
Croquetes;
Esfihas e muito mais.

Atenção! Use sempre ingredientes de qualidade. De nada ter um bom cardápio com ingredientes ruins, pois isso afetará diretamente o sabor do produto. Dê preferência aos mercados atacadistas – para ter mais opções, com preço baixo.


#3 – Salgados por encomenda: Qual local apropriado para fazer os salgados?

Você vai precisar de um espaço para trabalhar dia a dia na produção de salgados, onde vai receber os clientes e gerenciar o seu pequeno negócio. Se não puder alugar um espaço apropriado, não se preocupe, pois 60 por cento das pessoas que hoje trabalham com a venda de salgados começaram a partir de suas casas, até porque economiza uma grana no início.

Mas assim que puder saia da cozinha de sua casa pois isso passará uma credibilidade maior para os clientes e será possível focar ainda mais no negócio, sem misturar o trabalho com os afazeres da casa.

Você vai também precisa investir em equipamentos para confeccionar os seus salgados. O tipo de equipamento e a quantidade irão variar de acordo com o seu negócio, mas o básico que você vai precisar é: 

Forno;
Fogão industrial;
Mesas;
Acessórios para fritar e assar salgados;
Embalagens para transporte;
Ingredientes para produzir salgados e muito mais.

Uma boa dica é investir em uma máquina de salgados, que consegue produzir até 5 mil salgadinhos por hora com tamanho, formato e quantidades do recheio padronizados. 


#4 – Investimento para fazer salgados sob encomenda

Sim, você pode começar a vender salgados por encomenda com pouco dinheiro inicial, mas tenha em mente que vai precisar de um investimento inicial para o negócio decolar. Se for começar com uma pequena estrutura em casa, algo em torno de 5 a 10 mil reais será o suficiente.

Mas se pretende abrir algo de médio a grande porte, alugando um espaço, o valor inicial será bem maior, entre 30 e 70 mil reais, no mínimo. 


#5 – Salgados por encomenda: Como legalizar a venda de salgados?

Basicamente, você vai precisar registrar sua empresa, obter o CNPJ, a licença da prefeitura e o alvará de vigilância sanitária, pois o seu negócio envolve o comércio de alimentos.

Para você que está começando, o melhor é abrir uma empresa MEI – Micro Empreendedor Individual, que dá para fazer pela internet o registro e não demora mais do que cinco minutos. 


#6 – Divulgação para conseguir clientes no negócio de salgados

Para sobreviver no mercado, qualquer negócio precisa de clientes constantes e você precisa descobrir antes de mais nada quem serão seus potenciais compradores.

Geralmente, são os produtores de eventos, donos de padarias, lanchonetes, donos de bares e principalmente as pessoas comuns que comemoram aniversários e casamentos. 

Por isso, uma das melhores armas do seu negócio será o investimento em publicidade. Claro que não há condições de você competir com empresas já estabelecidas no mercado, por isso você precisa investir em divulgação local.

Um dos melhores lugares para os pequenos empreendedores são as redes sociais, principalmente Facebook e Instagram. Anuncie seus serviços nos grupos de sua área de residência que você vai conseguir seus primeiros clientes. 

Não se esqueça também do boca a boca e de mandar confeccionar panfletos para distribuir nas caixas de correspondência – quanto mais produzidos melhor. Uma boa dica é mandar colocar o logo de sua pequena empresa em um imã de geladeira. 


#7 – Quanto dá para ganhar com esse negócio?

Provavelmente você já se perguntou se esse é um negócio que dá dinheiro. Olha, se você trabalhar com dedicação, vender salgados dá dinheiro sim. Para você ter uma ideia, a margem de lucro com salgados costuma superar os 100%! Por isso que vale a pena investir na venda de salgados. 

VEJA TAMBÉM: Vigilância sanitária: tudo o que o seu negócio precisa para não ter problemas

Para finalizar esse artigo, nós esperamos que todas essas dicas e informações citadas acima possam ajudar você a se estabelecer com a venda de salgados e ganhar muito dinheiro! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *