salgados na estufa

Salgados na estufa: como não ressecá-los

Se você trabalha com a venda de salgados e anda preocupado porque eles ficam ressecados quando estão na estufa, esse artigo é para você. Saiba melhor como funciona esse equipamento e como tirar o maior proveito dele. Salgados na estufa não serão mais problema para você!

Afinal, a estufa é uma espécie de vitrina de comida, então, é muito importante evitar o ressecamento dos salgados e deixar sempre o cliente bem satisfeito.

Salgados na estufa

salgados na estufa

A primeira coisa que você tem que fazer é preparar os salgados da forma correta para que eles não corram o risco de ressecarem e prejudicarem a experiência gustativa do cliente na hora que ele der uma mordida no seu salgado.

Mas então, o que é preciso fazer para que os salgados estejam sempre crocantes e quentinhos? Antes de mais nada, vamos tentar entender como funcionam as estufas.

Qual estufa em devo comprar? 

Escolher a estufa ideal para acondicionar seus salgados é quase tão importante como escolher  os ingredientes para os salgados. Afinal, é na estufa que você vai armazenar os seus salgados para venda.

No mercado, você encontra dois tipos de estufa, a estufa convencional e a estufa a vapor. Confira as diferenças entre elas:

Estufa convencionai

A estufa tradicional funciona na base do isolamento térmico. Ou seja, os salgados só vão estar quentinhos a partir do próprio calor que deles emana, logo após estarem prontos para consumo, recém fritos ou recém assados. Quando esse calor se dissipar, vai ficar apenas o calor estufado, que aos poucos vai arrefecendo.

Se você colocar o salgadinho gelado ou em temperatura ambiente, ele não será aquecido. Mas tenha cuidado, não coloque os salgados assim que estiverem prontos para o vidro não embaciar. Espere alguns minutinhos antes de colocar na estuda.

VEJA TAMBÉM: Massa de coxinha mole: como recuperar?

Estufa a vapor

Esse modelo trabalha com uma bandeja de água que fica por baixo dos salgados, sendo que é o aquecimento da bandeja que vai fazer com que a água chegue ao ponto de evaporar e manter assim a temperatura ideal dos salgados. Será o vapor que vai manter o salgado hidratado, conservando a consistência e o sabor do produto, evitando o ressecamento e que ele perca a sua característica crocante.

Como é possível regular a temperatura, esse modelo é o mais recomendável. As prateleiras são reguláveis e o equipamento é muito fácil de limpar. Um termostato, uma lâmpada e a resistência fazem a manutenção ter baixo custo. 

Qual o preço de uma estufa de salgados?

A estufa tradicional não consome energia, o que significa que não terá aumento de custos com a conta da luz. Uma estufa tradicional costuma custar entre 250 e 450 reais, dependendo do tamanho, do número de prateleiras. 

Já uma estufa a vapor é bem mais cara, podendo custar entre 400 e 2000 reais. Sem falar que ela dá gasto com energia elétrica, pois precisa deixar os salgados quentinhos. Existem estufas de todos os tamanhos, umas pequenas, outras maiores, o que significa que você terá que calcular bem o número de salgados que você vai vender, para garantir um tamanho que atenda às suas necessidades. 

Quanto maior a estufa, mais ela vai custar, independente de ser ou não ligada à corrente elétrica. 

Como não ressecar salgados na estufa?

Agora que você já conheceu os diferentes modelos de estufa, vamos falar sobre o tema principal desse artigo, que é como manter os salgados sempre prontos para consumo. 

O tempo recomendado para um salgadinho ficar na estufa é de 2 horas. Mais que isso, eles começam a perder sabor e consistência. 

Por isso, você tem que colocar uma quantidade suficiente de salgados para que sejam consumidos dentro desse tempo. Ou seja, você tem que ter uma estimativa de suas vendas, perceber bem o fluxo de salgados para não colocar nem demais nem de menos os salgados em exposição, evitando o desperdício. 

No caso da estufa a vapor, não deve esquecer de manter a água da estufa sempre quente, para não arrefecer os salgados e deixá-los menos saborosos. 

Você pode estar se perguntando: e se eu não vender todos os salgados dentro do prazo de 2 horas. Para evitar que isso aconteça, coloque nas bandejas, como já dissemos, apenas a quantidade que você estima vender. 

Por outro lado, para ter sempre um salgado bem fresquinho na sua estufa, a melhor opção é trabalhar com salgados congelados e aquecidos na hora. Esses salgados seriam pré cozidos e armazenados com segurança no freezer.

VEJA TAMBÉM: Como fazer salgados crocantes

Assim, quando os clientes pedirem o salgado, você esquenta ele no forno pré aquecido.

Não se esqueça que não pode colocar o produto congelado dentro do óleo ou do forno. O ideal é tirar 1 hora antes de fritar ou assar no forno. O melhor mesmo é tentar vender todos os salgados no período de 2 horas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *