salgados delivery

Como montar um negócio de salgados delivery

Existem muitas possibilidades a serem exploradas quando se atua no ramo da venda de salgados. São muitos os caminhos que você tem na hora de iniciar o seu negócio ou aumentar suas vendas. Esse artigo fala de um destes caminhos, que é a venda de salgados delivery

Se você ainda não havia pensado nessa opção, nossa sugestão é no sentido de que você deve considerar com carinho, pois vale muito a pena!

Como montar um negócio de salgados delivery

salgados delivery

Hoje em dia cada vez mais pessoas pedem comida em casa ou no trabalho, seja por falta de tempo, por que chegou uma visita de última hora ou simplesmente porque é mais cômodo (com certeza, você já encomendou comida por delivery)

O delivery é nada mais nada menos que entregar o produto ao cliente de forma rápida, mantendo a qualidade e o sabor. E quem seriam os tais clientes? Como já falamos acima, são pessoas que querem comer algo gostoso e com comodidade, seja em casa, no trabalho, na faculdade, onde quer que seja. 

Achou a ideia bacana? Então confira o que é preciso fazer para iniciar esse tipo de negócio. 

#1. Estrutura do delivery

Independentemente de você vender seus salgados a partir de casa ou em local próprio, é necessário existir o básico para o negócio dar certo.

Ter uma máquina de fazer salgados para aumentar e padronizar a produção é importante, mas existem outros aspectos que não podem ser negligenciados, como o controle do estoque, matéria-prima de qualidade, geladeira, freezer, fritadeira e aquele tempero especial que é a especialidade da casa.

Esses são os caminhos que é preciso percorrer para iniciar um negócio de sucesso, mas para o delivery será preciso incrementar um pouco mais essa estrutura.

VEJA TAMBÉM: Food truck de coxinhas vira franquia. Confira só

Para atender aos pedidos dos clientes, será preciso disponibilizar várias opções de atendimento: uma linha telefônica, site na internet, Facebook e Instagram, aplicativos como o iFood. Não se esqueça nunca que a publicidade é fundamental nesse tipo de negócio e que você precisa estar o tempo todo distribuindo flyers, cartões, marcando presença nas redes sociais. 

Outro aspecto fundamental do delivery é como serão entregues os pedidos. Faça parceria com um ou mais entregadores, dependendo da estrutura do seu negócio.

O meio de entrega mais comum é o motoboy, mas você também pode inovar, optando por utilizar bikes para as entregas e agregar esse detalhe ao marketing de sua empresa, utilizando o selo de “sustentável” como um diferencial do negócio. 

2. Embalagens

Quem utiliza o serviço do delivery quer que sua encomenda de comida chegue quentinha e saborosa. Por isso, para o seu negócio dar certo, é fundamental investir nas embalagens para manter a qualidade e a higiene dos salgados.

Existem diversos tipos de embalagens para o transporte de salgados, mas as embalagens de papel ou isopor são as mais indicadas. 

E não se esqueça: 

  • Salgados fritos e assados não devem nunca ser misturados na mesma embalagem
  • Forre as caixas de papelão com papel manteiga ou alumínio
  • Se houver duas camadas de salgados, coloque papel manteiga entre elas
  • Prepare os salgados no máximo uma hora antes de fazer a entrega, para preservar a temperatura e sabor
  • Se você também entrega salgados congelados, deve armazená-los em embalagens próprias para os freezers
  • As embalagens devem ser acondicionadas em uma bolsa térmica para o entregador levar
  • Personalize um adesivo ou fita para lacrar a embalagem, pois isso passa credibilidade e sensação de higiene ao cliente
  • Mande fazer um adesivo com o logo de sua marca onde você vai colocar a data de fabricação, a validade, os ingredientes e outras informações importantes, como o número do whatsapp

3. Diferenciais

Agora que você já percebeu a dinâmica necessária para implementar no seu negócio de venda de salgados delivery, é preciso pensar em algo para tornar o seu negócio único, que faça que os clientes se lembrem justamente de sua empresa quando quiserem encomendar um salgado para comer em casa. Confira essas dicas: 

Cardápio 

Fuja do tradicional e ofereça novas opções aos clientes: recheios gourmet, opções veganas, vegetarianas, sem glúten, sem lactose. Uma dica é fazer uma pesquisa no grupo do Facebook da sua área de atuação e perguntar aos potenciais clientes o que eles querem comer. 

Divulgue o seu negócio

A melhor forma de propaganda atualmente, como já mencionamos, são as redes sociais. 

Outra dica é fazer panfletos com o cardápio, os dados de contato, que podem ser enviados junto com a entrega. Assim, se os clientes gostarem, já terão o seu contato para novas encomendas, podendo ainda passar o panfleto adiante, aos amigos e vizinhos.

Ímãs de geladeira são sempre um charme e funcionam bastante melhor, pois papéis sempre se perdem ou podem ir ao lixo. 

Faça propaganda do seu negócio nas suas embalagens, colocando nela os dados da sua empresa. Se quiser optar por um nicho específico de clientes e produtos, pode entregar os seus salgados em embalagens feitas de material reciclável ou biodegradável. 

Promova suas vendas

Uma maneira de fidelizar o cliente é fazer promoções, oferecendo um refrigerante de brinde para pedidos grandes, por exemplo. Ou então, oferecer um lanche grátis a cada dez encomendas. Use a imaginação e faça os cálculos direitinho para não ficar no prejuízo. 

Pesquise sempre

É muito importante não se acomodar e pesquisar e estudar sempre. Experimente novas receitas, busque novos sabores, invista na máquina de salgados, que vai padronizar e aumentar exponencialmente sua produção. Faça de tudo para estar à frente dos concorrentes e fazer a diferença.

VEJA TAMBÉM: Dicas de como montar um food truck de salgados

Como você viu aqui nesse artigo, a venda de salgados delivery oferece múltiplas possibilidades de negócios. Dedique-se àquela que mais se identificar e boa sorte no seus negócios! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *