quantidade salgados festa

Como calcular a quantidade de salgados de uma festa

Se você está pretendendo organizar uma festa, mas não sabe a quantidade corretas de salgados que deve servir, veja aqui como oferecer o serviço ideal e garantir o sucesso de sua celebração.  Aprenda como calcular a quantidade de salgados de uma festa corretamente!

Como calcular a quantidade de salgados de uma festa?

quantidade salgados festa

Um dos itens mais importantes na organização de um evento, que deve ser estudado com antecedência, é a quantidade de comida que será servida.

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o cálculo do consumo de salgados, para atender seus convidados da forma correta e evitar o desperdício. Para isso, é preciso conhecer alguns fatores que abordaremos em seguida. 

Eventos

O tipo de evento vai determinar a quantidade de salgados. Ou seja, você vai precisar de uma quantidade maior de salgados em uma festa infantil pois as crianças se alimentarão basicamente desse cardápio. 

Já em eventos como casamentos, onde um buffet ou coquetel mais reforçado é servido posteriormente, o número de salgados é reduzido pois eles são servidos preferencialmente como entrada.

VEJA TAMBÉM: Como vender salgados na internet e lucrar mais

O consumo de salgados cai também se a comemoração contar com uma grande quantidade de doces, bolos e tortas. 

Convidados

Para calcular a quantidade de salgados a ser servida, é preciso fazer uma lista de convidados, separando por idade e gênero. Isso é fundamental, pois o consumo de comida aumenta ou diminui dependendo da faixa etária. 

Por exemplo, você pode contar duas crianças como um adulto, pois elas consomem uma menor quantidade de comida. Crianças com até 2 anos de idade não são contabilizadas e as maiores de 7 anos você pode considerar como adultos.

Enquanto homens geralmente consomem mais alimento que as mulheres, pessoas idosas tendem a se alimentar menos. 

Horário e duração da festa

O tempo de duração do evento conta muito na quantidade de comida a ser servida. Em festas que duram mais de 5 horas, onde há diversas atrações, a quantidade de comida a ser servida precisa ser maior. 

A hora da festa também influi na quantidade de salgados. Se for realizar a celebração próximo de uma refeição principal, as pessoas irão menos salgados e consumirão mais do prato principal.

Se for em um horário intermediário, ou depois das refeições, as pessoas vão estar mais satisfeitas e vão comer menos na festa. 

Buffet

Se você for servir um serviço prévio de salgados, para depois servir o almoço ou jantar, a quantidade de quitutes pode ser reduzida. Nesse caso, o jantar vai suprir preferencialmente os convidados, com você podendo contabilizar 6 salgados por pessoas nessas ocasiões. 

Se os salgados forem a única comida da festa, irá aumentar a quantidade a ser servida. Nestes casos, para um evento com duração média de 5 horas, o cálculo deve ser em torno de 15 a 18 salgados por pessoa.

Disponibilidade de opções

Geralmente, quando se oferece uma variedade maior de opções de cardápio, as pessoas costumam experimentar um pouco de tudo, o que normalmente causa o desperdício de comida. Com salgados não é diferente. Portanto, tenha o cuidado de não exagerar no que vai servir. 

Entre opções salgadas e fritas, o ideal é optar por um cardápio de 4 a 8 salgados. Para que eles sejam servidos quentinhos e crocantes, devem ser confeccionados até uma hora antes da festa. Como as pessoas preferem os salgados fritos, sirva os salgados assados em menor quantidade. 

É importante ter também opções variadas de recheio, para agradar todo o tipo de convidado, como salgados de carne, de queijo, não se esquecendo de contemplar os vegetarianos e pessoas com restrições alimentares, servindo salgados que não contenham glúten e proteína animal. 

VEJA TAMBÉM: Como escolher a máquina de salgados perfeita

Doces

Um item muito importante, que complementa a decoração em aniversários infantis e casamentos, é a mesa dos doces. Se for esse o caso, pode-se reduzir a quantidade de salgados.

Nas festas infantis, o cálculo é de 6 salgados e 5 doces por pessoa. Se for uma festa voltada essencialmente para o público adulto, contabiliza-se 10 salgados e 7 doces por convidado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *