fabrica salgados organização

Como organizar a cozinha em uma fábrica de salgados

Organizar sua cozinha para fabricação de salgados é fundamental para o seu negócio prosperar e o ponto mais importante para isso acontecer é a divisão dos espaços da sua fábrica. Veja como organizar a cozinha em uma fábrica de salgados.

Como organizar minha fábrica de salgados?

fabrica salgados organização

Ao separar a cozinha de sua fábrica de salgados em vários espaços, você precisará ter em conta quais equipamentos e utensílios são utilizados em cada etapa de produção e qual o tamanho deles, quantas pessoas trabalham em cada uma destas etapas e qual a movimentação delas nos vários espaços. 

Faça um paralelo com uma linha de montagem industrial na organização da sua fábrica de salgados. Você pode separar os ambientes da seguinte maneira: 

Armazenamento de ingredientes e embalagens
Armazenamento de material de higiene e limpeza
Pesagem dos ingredientes
Preparo de massas e recheios (área quente)
Armazenamento de recheios prontos. (área fria)
Modelagem dos salgados
Congelamento ou refrigeração
Embalagem
Estoque de produtos (área fria)
Despacho de pedidos.

VEJA TAMBÉM: Receita de salgado integral: pastel de forno integral

Como o planejamento é fundamental para o sucesso do seu negócio, não descarte a hipótese de contratar um especialista para ajudar com essa organização e divisão dos espaços. 

Os vários ambientes da cozinha em uma fábrica de salgados

Cada espaço de sua cozinha será organizado de maneira a cumprir funções específicas com o objetivo de potencializar sua produção de salgados. Portanto, é preciso organizar e setorizar os espaços para que todos – e você principalmente – tenham uma visão completa do fluxo de trabalho.

Por exemplo, o espaço destinado ao armazenamento de produtos

  • não precisa ser muito grande, mas deve ser o suficiente para armazenar todos os ingredientes e produtos que você irá receber ou comprar,
  • é importante que os ingredientes estejam acondicionados em prateleiras, armários ou paletes numa altura mínima de 15 centímetros do piso. Jamais deixe ingredientes diretamente no piso, mesmo que seja a farinha, pois isso irá dificultar a higienização do espaço, podendo estimular a proliferação de pragas,
  • o local tem que estar distante da umidade ou do calor excessivo,
  • os ingredientes tem que estar organizados conforme tipo, data de validade e frequência de uso.

É importante planejar esse espaço de maneira a facilitar o trabalho e circulação de pessoas no ambiente, portanto, os ingredientes utilizados com mais frequência devem estar sempre bem acessíveis e à vista de todos. 

Os espaços onde serão confeccionados os salgados, além de estarem sempre limpos e organizados, irão precisar: 

  • que os utensílios e equipamentos mais utilizados estejam dispostos em lugar visível e de fácil acesso para proporcionar um bom andamento e conclusão da produção (deixe a área livre dos utensílios e equipamentos que não estiverem sendo utilizados),
  • de armários para armazenar outros equipamentos, que não são tão utilizados, mas são necessários em algumas situações,
  • que as bancadas sejam desocupadas o mais rápido possível, para não haver a necessidade de ocupar outros espaços que não sejam o de produção,
  • de uma área destinada exclusivamente à limpeza dos utensílios, com pia e acessórios. 

O espaço onde os alimentos serão embalados também deve estar bem organizado. Nesse setor da cozinha, você vai precisar: 

  • que ao menos uma mesa ou bancada esteja sempre limpa e livre, para separar os salgados já prontos antes de estocá-los de maneira correta e sem danificá-los,
  • de uma mesa ou bancada especialmente dedicada a embalar os salgados, com as embalagens e etiquetas ao alcance da mão. Não se esqueça que a etiqueta deve conter as informações como tipo do salgado, data de validade, formato de conservação e modo de preparo. 

A área de congelamento deve conter um freezer ou câmara de congelamento com capacidade adequada à sua produção de modo que os salgados sejam guardados sem preocupações depois de embalados e com o máximo de organização. 

Sugerimos que você divida também os espaços no congelador, posicionando próximos uns dos outros os salgados de mesmo tipo e/ou data de validade. 

O espaço de despacho de pedidos será o local onde você terá que trabalhar com um sistema de recebimento encomendas, manual ou computadorizado, e talvez até com dinheiro. Portanto, este espaço deve estar completamente separado do resto da produção.

Esse espaço também pode ser o local onde serão mantidos papéis e documentos que acompanham sua produção diária, mensal ou semanal, e também onde será feito o planejamento de toda a fábrica, incluindo a administração do estoque, manutenção de equipamentos e a compra e reposição dos mantimentos. 

Há a necessidade de realizar melhorias? 

Não se esqueça nunca da auto avaliação! Faça análises periódicas para ver se existe alguma coisa em sua fábrica de salgados que está precisando de melhorias ou modificações.

Lembre-se também de separar um espaço exclusivo para a sua máquina de salgados para que ela possa funcionar sem problemas e complicações, ficando ainda mais fácil de ser utilizada! 

VEJA TAMBÉM: Massa de coxinha seca e crocante: conheça o segredo!

Espaços organizados propiciam uma maior produção, com o trabalho fluindo melhor quando estamos em um ambiente limpo e com tudo organizado, sem bagunças. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *