montar food truck salgados

Dicas de como montar um food truck de salgados

A moda do food truck foi chegando devagar no Brasil e hoje é um tendência consolidada no país. Se você está pensando em montar um food truck de salgados, nós corremos atrás das informações e montamos aqui um passo a passo desse processo.

Montar um food truck de salgados

montar food truck salgados

Veja então como isso funciona e como você pode começar um negócio de sucesso.

#1 – Um novo conceito culinário

Food trucks são a comida de rua, que existe desde o princípio da civilização, com um cardápio sofisticado baseado em opções da gastronomia internacional.

Nas ruas das grandes cidades, como Nova Iorque e São Paulo, é comum ver a oferta de comida sofisticada como hambúrguers gourmet, as paellas espanholas e o tradicional ceviche peruano.

No estrangeiro, inclusive os restaurantes estabelecidos também estão apostando na versão sobre rodas. Os preços atrativos, ao lado da sofisticação dos pratos, são outro ingrediente essencial para o sucesso do negócio.

VEJA TAMBÉM: Lucre mais vendendo salgados: datas comemorativas

Em São Paulo, o preço médio das refeições custa em torno dos 25 reais e os consumidores consideram as porções generosas.

#2 – Consulte a legislação da sua cidade

Antes de mais nada, a primeira coisa a fazer é consultar sobre a possibilidade montar um food truck na sua cidade. Em São Paulo, que foi onde a moda começou, já existe uma legislação específica para esse tipo de empreendimento.

O negócio, como já vimos, está em franca expansão. É preciso ver se ele é permitido em sua cidade. Vá até a prefeitura do lugar onde mora para saber que papéis serão necessários para montar um food truck.

#3 – Escolha o cardápio do food truck

A primeira coisa a fazer é determinar o cardápio do seu food truck. Talvez você ache estranho estarmos falando na comida que será servida antes de falarmos em estrutura, mas é intencional essa inversão, uma vez que o que será servido vai determinar em muito os custos, principalmente no que se refere à estrutura que será preciso customizar.

Para você que está pretendendo montar um food truck, a nossa dica é: aposte em um cardápio enxuto, tenha duas ou três opções que, se o cliente gostar, pode ter certeza que ele vai voltar.

Outra coisa importante em relação ao cardápio é fugir dos cardápios complicados, que sejam difíceis de preparar ou finalizar. Além da execução do prato, é preciso calcular também quanto tempo leva para preparar.

Não se esqueça que o público diurno de um food truck privilegia a rapidez da entrega, e essa demanda precisa ser satisfeita junto com a questão da qualidade.

#4 – Estrutura básica para um food truck

A estrutura de um food truck é composta de dois elementos distintos, o veículo em si e a estrutura para a cozinha. Como a legislação não exige que o veículo seja novo, a utilização de um usado talvez seja a melhor opção para reduzir seu investimento inicial.

O valor a ser investido vai depender do tamanho do negócio que você pretende montar. Lembre-se que, além de comprar o veículo, você vai gastar na sua adaptação.

#5 – Adaptação e customização do food truck

Você precisará montar uma infraestrutura que atenda às suas necessidades de preparação e comercialização da comida e também às exigências da ANVISA e da prefeitura do seu município.

Que tipo de adaptação será necessária e os custos envolvidos irão depender do tipo de comida a ser servida. Se você for servir pratos quentes, terá que instalar fogão, forno e fritadeira em algumas casos.

Se for trabalhar com sanduíches pré-preparados, saladas e outros alimentos do gênero, vai precisar de refrigeradores para conservar os alimentos.

#6 – Quanto custa montar um food truck?

Vai depender muito do veículo escolhido, geralmente a estrutura de um food truck é montada num caminhão, numa van ou numa kombi. 

A adaptação de um caminhão varia de 24 a 100 mil reais; de uma van, custa cerca de 15 a 80 mil reais; a adaptação de uma kombi varia entre 8 a 50 mil reais. 

#7 – A opção das franquias de food truck

Embora o negócio do food truck seja relativamente recente no Brasil, já existem opçõs de franquias para quem deseja começar o negócio com algum know-how.

Apesar de não existirem ainda tantas opções como no segmento formal de franquias, a tendência é de que a oferta aumente rapidamente. 

Nossas sugestões ficam por conta da Franquia da Pizza, na área de pizzarias, Salgado Mania, no segmento dos salgadinhos, e Los Cabrones, na área da comida mexicana, que são empresas que já trabalham com essa formatação.  

VEJA TAMBÉM: 5 mitos sobre a máquina de salgados

Gostou das dicas para montar seu food truck? Não deixe de acompanhar o nosso blog para se manter atualizado e conhecer mais sobre o mercado de salgados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *