Tudo sobre as máquinas de salgados

Se você está pretendendo entrar no ramo da venda de salgados, a rapidez e a praticidade do serviço são fundamentais para alavancar o seu negócio. O aumento da produção no ramo dos alimentos é o sonho de qualquer empreendedor. 

Ter equipamentos apropriados, como uma máquina de fazer salgados, é a forma mais segura e eficaz de aumentar sua produção. Porém, antes de fazer um investimento desses, para não se arrepender, é preciso saber mais sobre este tipo de equipamento. 

Tudo sobre as máquinas de salgados

maquinas fazer salgados

Foi pensando nisso que trazemos aqui algumas coisas fundamentais que você deve saber sobre a máquina de fazer salgados:

#1. Funcionalidades de uma máquina de fazer salgados

Existem vários tipo de máquinas: as mais simples misturam massa e recheio, enquanto as mais completas finalizam a produção e deixam os salgados prontos para consumo. 

Quanto mais funcionalidades tiver a máquina, maior será a variedade de produtos e a sua capacidade de produção. Existem máquinas que fabricam diferentes tipos de salgados, como rissoles, coxinhas, quiches e quibes. 

VEJA TAMBÉM: Como congelar salgados sem perder o sabor?


#2. Vantagens para o seu negócio em ter uma máquina de fazer salgados

Muitos serão os benefícios ao seu negócio se você está pretendendo investir na produção de salgados. A saber: 

Rapidez

A verdade é que uma máquina dessas substitui vários funcionários trabalhando sem parar. Por mais habilidade que uma pessoa tenha, o desempenho da máquina será muito maior. Quantos salgados uma pessoa consegue fazer por hora? Pois bem, algumas máquinas conseguem fazer milhares de salgadinhos nesse mesmo intervalo de tempo. 

Qualidade

A grande vantagem de uma máquina dessas – para além da rapidez da produção – é a padronização dos salgadinhos. Massa, recheio e tamanho dos alimentos são confeccionados com uma proporção padronizada, o que demonstra aos consumidores que a sua produção é profissional. Esse é um  fator fundamental que aumenta a percepção de qualidade dos produtos que você oferece. 

Higiene

O contato humano com a produção de alimentos é infinitamente menor em um equipamento desses, diminuindo-se consideravelmente as chances de contaminação do produto. A higiene é um fator fundamental de fidelização da clientela. 

Custos reduzidos

A alta capacidade de produção de uma máquina de salgados permite produzir mais unidades por hora e reduzir o número de trabalhadores. Também o desperdício de insumos é reduzido substancialmente. Com o formato e peso padronizados, haverá menos desperdício de massa e recheio. 

Vendas e lucro maximizados

O seu lucro será menor ao reduzir custos e desperdícios e com o aumento da capacidade de produção. Além do mais, você poderá oferecer preços mais competitivos e também comercializar diferentes tipos de salgados, aumentando as vendas e o faturamento. 


#3. Como escolher uma máquina?

Como existe uma grande variedade de máquinas, é preciso esclarecer algumas coisas antes de investir no equipamento. A máquina precisa corresponder à sua demanda para não ficar ociosa e você não perder dinheiro. Saiba quantos salgados você vende por dia, quais os salgados mais vendidos e se saem muitas encomendas em grande quantidade. 

Com estes dados em mãos, chegou a hora de comprar sua máquina. Aconselhamos escolher um equipamento que atenda à Norma Regulamentadora-12 do Ministério do Trabalho, que define referências técnicas que garantem a integridade e a saúde de quem for operar a máquina, 

É aconselhável também comprar a máquina em uma loja conhecida no ramo dos equipamentos de qualidade, por causa da garantia, assistência técnica, facilidades de pagamento, para não ter problemas de manutenção que venham a prejudicar o seu negócio. 

Os preços de um equipamento desta natureza variam de 10 a 50 mil reais. Por isso, é preciso escolher uma máquina que corresponda à sua demanda e também deixando um espaço para crescimento do seu negócio. Comprar uma máquina cara que não seja integralmente usada é desperdiçar dinheiro. Da mesma forma que comprar uma máquina barata que não dá conta da sua demanda irá fazer você perder clientes e, consequentemente, dinheiro. 

Outra coisa importante é saber se a empresa que comercializa a máquina de salgados oferece treinamento para a sua utilização. 


#4. Vale a pena comprar uma máquina usada?

Em primeiro lugar, ao comprar um equipamento usado você não terá a garantia. Além do mais, não saberá por quanto tempo ainda poderá usar a máquina, o que pode ser uma bomba-relógio. Como a faixa de preços é bastante ampla, é melhor adquirir uma máquina adequada às suas necessidades para não ter problemas no futuro, prejudicando o seu negócio e o faturamento. 


#5. Qual a produção de uma máquina de salgados?

Uma máquina de salgados aumenta a sua capacidade de produção, com maior variedade e qualidade dos produtos. Algumas máquinas chegam a produzir 5 mil salgadinhos por hora. Além da quantidade, elas oferecem opções de tamanho, formato, sendo possível configurar também a massa e o recheio.

Para além dos salgados, como rissoles, quibes, coxinhas, pastéis, alguns modelos fabricam doces como brigadeiros, churros, etc. Com uma variedade maior de oferta de produtos, você diversifica a clientela e aumenta seus rendimentos. 


#6. Quais são os cuidados que se deve ter com a máquina?

Para a máquina funcionar corretamente e ter uma vida longa, a máquina de salgados precisa ser bem conservada, já que é um investimento que custa milhares de reais. Certifique-se de escolher um local adequado para colocá-la, com espaço e infra-estrutura compatíveis para o seu funcionamento. 

VEJA TAMBÉM: 7 tipos de salgados que mais vendem

É preciso também cuidar da limpeza da máquina, para que não fiquem resíduos que venham prejudicar o seu funcionamento ou que possam causar alguma contaminação dos alimentos. 

Gostou de saber como funciona a máquina de fazer salgados? Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *