salgados maquina

Como escolher a máquina de salgados perfeita

Sim, é possível produzir mais em menos tempo. Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está pensando em adquirir uma máquina de salgados, não é mesmo? Veja como escolher a máquina de salgados ideal para você.

A grande vantagem em utilizar uma máquina para fabricar salgados é justamente a produtividade – muito mais salgados em menos tempos – mas também a padronização do tamanho e recheio, o que aumenta a qualidade do produto e dá mais satisfação ao cliente que consome seu salgado. 

A compra de uma máquina de salgados para alavancar sua produção e seus lucros é mesmo um desafio, pois são tantas as possibilidades que é preciso analisar uma lista de coisas antes de chegar a uma decisão. 

Para ajudar você a escolher a sua máquina de salgados, preparamos algumas questões para verificar antes de investir num equipamento desses.

A nossa dica vai no sentido de você colocar suas respostas em um papel ou planilha, assim será possível calcular gastos e analisar os prós e contras. Então, ficará facilitada a tarefa de selecionar a máquina que atenda todas as suas necessidades e seus objetivos.

VEJA TAMBÉM: Como lucrar vendendo coxinhas a 1 real

Como escolher a máquina de salgados perfeita

maquina salgados perfeita

Abaixo, você tem as principais questões que precisa elucidar para decidir o tamanho e o modelo de sua máquina de salgados.

  • Que tipo de salgados você pretende produzir: coxinha, kibe, croquete, esfiha, churros, pão de queijo, empada etc?
  • Qual formato pretende para o seu salgado: coxinha, travesseiro, bolinha, croquete?
  • Quem são seus clientes: público em geral, lanchonetes, buffets, empresas?
  • Qual seu canal de vendas: loja física, distribuidores, internet, aplicativos, telefone, distribuidores?
  • Quantos pedidos pretende receber por dia e quantos salgados serão vendidos?
  • Pretende armazenar salgados já prontos? Como e quantos? Onde e de que modo?
  • Onde vai instalar sua máquina de salgados: espaço, local, estrutura? 
  • Será preciso fazer alterações na fiação elétrica no local onde for instalar a máquina? 
  • Qual o horário diário de trabalho com a máquina que pretende implementar? 

A importância do cuidado com a massa e recheio dos seus salgados

É importante que você ajuste a produtividade que pretende na fabricação de salgados com a capacidade da máquina para conseguir chegar ao formato, tamanho e sabor perfeitos. Por isso, antes de comprar sua máquina de fazer salgados, tenha a certeza que: 

  • Você saberá preparar uma massa consistente e que não fica grudando nos dedos durante o manuseio;
  • Você conseguirá confeccionar diferentes receitas para o seu recheio, mais consistente, menos consistente… 

Cada modelo de máquina existente no mercado é projetado para produzir determinada quantidade de salgados por hora.

Além disso, quanto mais sofisticada a máquina, dá para controlar as quantidades de recheio dos salgados, o que é importante para você determinar o preço final do produto, já que o recheio é um dos itens mais caros e que exige maior tempo de preparo e dedicação. 

Quando você for escolher sua máquina, é preciso atentar para a limitação do tamanho máximo de fabricação de cada salgadinho.

Existem máquinas no mercado que produzem peças com até 45, 120 ou 180 gramas. O tamanho do salgado será definido ao responder à questão sobre o seu público-alvo de consumidores.

Máquinas que produzem salgados pesando até 45 gramas trabalham com salgados de 20 gramas ou mini salgados de 10 gramas e estão voltadas para o mercado das festas, eventos, empresas, etc. Já máquinas que produzem salgados com mais de 45 gramas trabalham com um mercado que abastece padarias, lanchonetes, supermercados, etc. 

Lembre-se que, ao comprar uma máquina de fazer salgados, será preciso aprender a operá-la. Uma dica é contratar um funcionário para ficar encarregado apenas para essa função.

Nos dois casos, se for você a operar ou um funcionário, será mais fácil se comprar a máquina nova em uma empresa reconhecida no mercado. 

Por isso, ao comprar sua máquina, verifique se o fabricante oferece algum tipo de treinamento para manusear e instalar a máquina.

Em alguns casos, um técnico da fábrica vai até o cliente para instalar a máquina e ensinar a operá-la, tirando todas as dúvidas. Considere esses detalhes para fazer seu investimento valer ainda mais a pena.

Ainda está com dúvidas? 

Antes de tomar a decisão final, você também pode visitar algumas fábricas, pois algumas possuem um showroom completo para demonstrar o funcionamento de todas as opções de máquinas, com os técnicos especializados para orientar sobre o processo produtivo. 

VEJA TAMBÉM: Como evitar o desperdício na produção de salgados

Esperamos que essas dicas ajudem você a escolher o melhor equipamento e que o seu negócio de venda de salgados cresça cada vez mais. Boas vendas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *