estufa salgados

Estufa para salgados: Valor, como funciona, vale a pena?

Se você trabalha com a venda de salgados, sabe que precisa ter uma estufa, não é mesmo? Afinal, esse item serve como vitrine para a sua produção e ainda conserva os alimentos. Leia esse artigo para sanar todas as suas dúvidas sobre as estufa para salgados: como funcionam, que tipos de estufas existem e quanto custam. 

A estufa ideal para o seu negócio

Umas das grandes vantagens da estufa é expor os seus salgados. Afinal, é melhor para o seu negócio que eles fiquem bem expostos do que escondidos da vista do público.

A estufa funciona como um mostruário, que permite ao cliente escolher segundo a aparência do quitute, podendo incrementar significativamente as suas vendas. 

VEJA TAMBÉM: Como precificar os salgados sem perder lucro

Ao contrário do que muita gente pensa, a estufa não é um forno. Ela não assa nem esquenta os salgados, apenas mantém os produtos na temperatura adequada ao consumo. 

A escolha do tamanho de sua estufa vai depender do tamanho do seu negócio, de quantos salgadinhos você vende por dia. Tem estufas com 1, 2, 3 e até 4 prateleiras e elas podem ter bandejas internas para acomodar os salgadinhos. As estufas podem ser grandes, para colocar no chão, ou podem ser menores, para colocar em cima do balcão. 

Existem dois tipos de estufa: as convencionais e a vapor. Entenda as diferenças entre elas: 

Estufas convencionais

estufa salgado

Essas estufas conservam os alimentos por meio do isolamento térmico, ou seja, é o próprio calor dos salgadinhos que mantem a estrutura aquecida. A temperatura se mantém por mais tempo enquanto os salgados ficarem expostos dentro da vitrine.

Dependendo do tipo de salgado, é preciso dar uma aquecida num micro-ondas ou forno elétrico antes de consumir. 

Estufas a vapor

estufa vapor

A grande vantagem desse tipo de estufa é que dá para regular a temperatura, mantendo os salgados aquecidos a vapor através de uma bandeja de água embaixo dos alimentos.

O vapor evita que os salgados ressequem e percam a sua crocância, conservando o sabor e a consistência. 


Quanto custa uma estufa para salgados?

Uma estufa tradicional é mais barato por ela não consome energia. Os preços podem variar entre os 250 e os 450 reais. Já uma estufa a vapor costuma sair entre 400 e 2 mil reais, sem falar que aí você vai gastar energia elétrica, aumentando os custos do seu negócio. 

O preço vai depender do tamanho da estufa e do número de prateleiras, quanto mais caro você pagar, mais salgados vai poder acondicionar. 


Como manter a estufa sempre pronta pra usar?

Fique agora com dicas bem bacanas para manter sua estufa sempre limpa, conservada e com boa aparência para os consumidores: 

#1: Não deixe os vidros embaçados

Vidros embaçados passam uma impressão de falta de cuidados e ainda dificultam a visualização dos salgados. Quando terminar de fritar ou assar os quitutes, espere cerca de 1 minuto até que parem de soltar vapor. E para evitar que os salgadinhos ressequem, mantenha o umidificador das estufas a vapor sempre com água.

#2: Limpe o equipamento com frequência

A higiene é essencial quando você trabalha no ramo da alimentação. O ideal é higienizar diariamente a estufa para aumentar a credibilidade do seu negócio e o desejo dos clientes de consumirem os seus salgados.

Passe um pano de álcool para matar germes e bactérias e manter e estufa brilhando. Depois seque tudo com outro pano limpo. Utilize um pincel pequeno para facilitar a remoção de resíduos alimentares. 

Se a estufa for a vapor, desligue o aparelho antes de limpar. As bandejas da estufa a vapor podem ser lavadas diretamente na pia, usando esponjas e sabão neutro. Espere secar completamente antes de colocar novamente na estufa.

#3: Mantenha os salgados expostos por até duas horas

Depois de duas horas de armazenamento, aumentam as chances dos salgadinhos perderem parte do sabor e da aparência. Passado esse tempo, é hora de renovar os produtos na bandeja.

Por isso, calcule bem o seu fluxo de vendas antes de comprar uma estufa. O tamanho deve ser proporcional à saída dos salgados. 

#4: Mantenha a bandeja sempre com água

Se você decidiu comprar um modelo a vapor, não se esqueça de sempre manter o umidificador da estufa sempre água! Do contrário, os alimentos não ficarão aquecidos e os clientes não vão gostar. 

VEJA TAMBÉM: Como vender salgados na rua: regularização

Se esse artigo foi útil para você, partilhe com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *