desperdicio producao salgados

Como evitar o desperdício na produção de salgados

A crise econômica assola o país e o desperdício não pode ser tolerado. Isso se aplica a tudo, desperdício de dinheiro, de tempo, de água e de comida. Por isso, nesse artigo abordaremos como evitar o desperdício na produção de salgados

Já pensou quanto de tempo e de dinheiro podem escoar pelo ralo porque não se calculou bem a quantidade ou não foi bem executado o processo de conservação?

Se isso incomoda você, que está farto de ver ingredientes indo para o lixo, leia esse artigo e aprenda dicas e técnicas para que essa situação não se repita novamente. 

Desperdício na produção de salgados

desperdicio producao salgados

Muita gente pode até achar algo normal o desperdício ao não perceber o que realmente está sendo jogado fora.

Nas feiras-livres, por exemplo, podemos observar como montes de caixas de alimentos são descartadas pelos mais diversos motivos – pequenos machucados, aparência, pouco maduros, muito maduros, enfim, produtos que terão dificuldades em serem comercializados.

O problema é que existe muita gente em situação difícil, passando fome, enquanto alimentos estão sendo jogados fora por falta de cuidado ou atitudes similares. 

Com esse exemplo extremo, mas real, vemos como é um grande desafio evitar o desperdício de alimentos e outros tipos de bens naturais.

Em São Paulo, o lixo orgânico de algumas feiras está sendo levado para grandes caixas de compostagem para depois ser devolvido como adubo aos produtores agrícolas. Incrível, não é mesmo?

VEJA TAMBÉM: Salgado integral: vale a pena investir?

É preciso ter clareza sobre tudo o que está envolvido no desperdício. Significa que, na grande maioria das vezes,  você está perdendo dinheiro e tempo, que temos mais lixo para lidar e que muita gente daria tudo por um prato de comida. 

Por isso, fique conosco que no próximo tópico você vai descobrir como acabar com o desperdício de alimentos para parar de jogar dinheiro fora. Confira! 

Como evitar o desperdício de ingredientes?

São diversos os fatores que podem levar ao desperdício. Talvez algo tenha estragado porque foi armazenado de forma incorreta ou então porque foi comprado mais do que o necessário. Às vezes, uma distração prejudica o ponto da massa e tudo tem que ser jogado fora.

Por isso, na hora de fazer os salgados, é preciso ter disciplina, um bom planejamento e concentração. Essa é uma das melhores alternativas. Ao proceder dessa maneira, você não terá que se perguntar como evitar o desperdício de comida. Iremos dar mais detalhes no próximo tópico. 

Fazendo os cálculos certos

Com algumas medidas simples é possível evitar o desperdício. Saiba o número exato de salgados que você produz e a quantidade de ingredientes que você precisa para garantir essa produção. Anote todos esses dados para tornar suas compras mais assertivas. 

Quando você for fazer as compras dos mantimentos, leve em consideração a quantidade de ingredientes para produzir sua encomenda. Não caia na tentação de comprar mais do que você precisa só porque está em promoção.

Lembre-se que, se você não utilizar esse ingredientes, seu dinheiro irá para o lixo e o que era barato acaba saindo caro. Essa dica é fundamental principalmente para alimentos muito perecíveis, como ovos, embutidos e carne. 

Controlando o estoque

Se você tem um grande armário na sua cozinha ou um espaço reservado para produzir seus salgados, provavelmente já possui um pequeno estoque. Mas como então evitar o desperdício dos ingredientes? É simples! A organização é o caminho para evitar o desperdício. 

Por isso, a nossa dica é que você utilize etiquetas para deixar bem visível a data de validade dos produtos e a data de quando foram abertos. Tenha atenção também nas recomendações do fabricante sobre a conservação dos alimentos.

Lugares muito úmidos ou muito expostos à luz solar podem ser fatais para leites e farinhas, por exemplo. Siga essas diretrizes e fique atento sempre na data de validade. 

Quando fizer novas compras, coloque os produtos mais antigos na parte da frente, para utilizá-los antes dos mais novos. Essa é uma atitude valiosa que ajuda quem não sabe como evitar o desperdício de ingredientes.

Boas práticas para evitar o desperdício na produção de salgados

O congelamento dos alimentos é uma prática muito utilizada para a sua conservação. Se você congelar corretamente, impedirá que a temperatura ambiente estrague alimentos muito perecíveis, fazendo com que dure por mais dias. 

Se você trabalha com salgadinhos, uma dica especial para evitar o desperdício de alimentos é congelar o recheio. Se não for utilizar todo o recheio de uma vez, distribua em potes, para ir descongelando aos poucos, pois uma vez que descongelou, não pode voltar a congelar.

É importante também fazer o descongelamento de  maneira correta para não perder o alimento na mesma. Por isso, evite deixar os alimentos ao contato com o ar por muito tempo, utilizando preferencialmente a função descongelar do micro-ondas. 

Se você produziu mais salgados do que era necessário para a encomenda, saiba que você pode congelá-los também prontos.

Para uma boa conservação do salgado já frito ou assado no congelador, o segredo está na ausência de ar dentro do saquinho.

Ou seja, utilize um aparelho que retira todo o ar do saco plástico depois de colocar os salgadinhos no plástico. Esse utensílio é facilmente encontrado em lojas de utilidades domésticas e vai ser de grande utilidade para evitar que seus produtos estraguem. 

VEJA TAMBÉM: Como organizar a cozinha em uma fábrica de salgados

Faça as contas no final do mês!

Agora que você aprendeu como evitar o desperdício dos alimentos, coloque todas essa dicas em prática e faça as contas no final do mês e compare os seus lucros com os lucros anteriores.

O resultado pode surpreender você, acredite! Seja consciente no seu consumo, que o seu bolso e o meio ambiente vão notar a diferença. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *