custo fazer salgados

Tudo sobre o custo para fazer salgados

Se você está pensando em abrir o próprio negócio, fique sabendo que o ramo da alimentação é dos que mais crescem no Brasil. A venda de salgados é uma forma de lhe proporcionar uma renda extra ou até mesmo ganhar a vida. Confira tudo sobre o custo para fazer salgados!

Como o custo de fazer salgados é baixo, a margem de lucros é enorme e o retorno quase imediato. 

É o tipo de negócio que dá para começar pequeno, com um baixo investimento, e ir crescendo aos poucos conforme o sucesso do seu negócio. Se fizer um bom gerenciamento de gastos, priorizando a qualidade das máquinas, utensílios e ferramentas, certamente o seu negócio irá crescer.

Por isso, se você está pensando em apostar na venda de salgados, temos um guia sobre o que você precisa saber o custo para fazer salgados e como gerenciar o seu negócio. 

VEJA TAMBÉM: Qual valor cobrar na venda de salgados?

O que você precisa saber ANTES de abrir o seu negócio

custo fazer salgados

O planejamento é fundamental para o seu empreendimento dar certo. Por isso, é preciso ter atenção aos processos iniciais da venda de salgados. O que começa com uma pesquisa de mercado para saber se existe uma real demanda deste serviço na sua região. Já pensou se você faz um alto investimento e não consegue os resultados esperados? 

Para você fazer o planejamento do seu negócio, o SEBRAE disponibiliza gratuitamente uma série de planilhas, onde você poderá organizar suas finanças, fazer o seu planejamento, ficar atento aos concorrentes e comparar resultados. Abaixo estão os links com os pacotes de planilhas 

Planilhas de planejamento de negócio

Planilhas de gestão de mercado e vendas/pesquisa de mercado

Planilhas de gestão de finanças

Planilhas de gestão de pessoas

As planilhas são referentes a cada setor do seu empreendimento que você precisa se dedicar com atenção. Baixe as planilhas e se organize antes de começar a trabalhar de verdade.


Calculando o custo para fazer salgados

A qualidade da matéria-prima é um dos pontos fundamentais para fazer crescer o seu negócio. Comece pesquisando os melhores fornecedores da sua área de atuação. É importante que a lista seja bem completa para assim poder escolher quem pode trazer melhor custo-benefício para o seu negócio. 

Vejamos agora como fazer um gerenciamento para calcular o custo da produção de salgados:

#1. Faça uma relação de custo dos ingredientes: anote tudo o que vai gastar em uma receita para ter uma estimativa do lucro final e se há a possibilidade de sair no prejuízo. 

#2. Relação de quantidade produzida: anote também quantos salgados consegue produzir com um investimento base (receita).

#3. Custo de mão-de-obra: você terá funcionários? Se tiver, assinale na tabela os gastos com os salários. 

#4. Equipamentos: uma máquina de salgados é fundamental para alavancar o sucesso do seu negócio. Quantos salgados a máquina produz por hora, quais os ingredientes e tempo de produção total. 

#5. Custos diversos: você precisa também incluir os custos adicionais, como energia elétrica, água, telefone, aluguel de espaço (caso necessário), etc. 

Viu como não é difícil calcular o custo da produção de salgados em série? Agora, já dá para ter uma base do custo de produção para estipular os valores de vendas. 


Qual a margem de lucro garantida?

Se o produto que você comercializar for saboroso, criativo e de alta qualidade, certamente terá uma alta margem de lucro. É preciso que você entenda que ganhará mais dinheiro quanto mais valor você agregar ao seu negócio. 


Como vender salgados e lucrar mais?

Para lucrar bastante com a venda de salgados existe um segredo que é o segredo de qualquer negócio que dá certo: a inovação. 

Se você quer vender mais que outros concorrentes da sua região, é preciso fazer diferente do que eles estão fazendo. Que tipo de salgados eles não estão vendendo? Você consegue fazer um  preço melhor? 

VEJA TAMBÉM: O mercado de salgados ainda vale a pena em 2019?

Salgados inovadores e um bom atendimento certamente serão um diferencial para atrair mais clientes e até roubar a clientela alheia. Especialize-se na produção de salgados, adquirindo conhecimento, que nós temos certeza que você terá muito sucesso na sua nova empreitada. 

Se esse artigo foi útil para você, partilhe com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *