modelar salgados

Como modelar salgados e dicas para empanar

Lindos, saborosos e crocantes. Essas são apenas algumas das características que os seus salgados precisam ter para cair de vez no gosto dos clientes. Mas para que seu salgados fiquem perfeitos, é preciso empaná-los corretamente. Vamos te ensinar como modelar salgados e a maneira correta de empaná-los!

Como modelar salgados e empanar

Você quer fritar seus salgados sem que eles fiquem moles ou encharcados de óleo? Existem algumas dicas bacanas que vão ajudar você a chegar lá! Continue lendo.

Como empanar salgados: o que usar!

Provavelmente você conhece a clássica receita para salgados que usa ovo e farinha de rosca. Mas acontece que você escutou em algum lugar que pode substituir essa mistura por água ou leite.

Pois é verdade. Essa é uma excelente opção para economizar no ovo e maximizar seus lucros. Dá para usar tanto o leite como a água gelada, mas é preciso adicionar 1 colher de sopa de amido de milho a cada 200 ml de líquido.

VEJA TAMBÉM: Tipos de embalagens para salgados

Você faz assim: coloque o amido de milho no leite ou na água em um vasilhame e mexa sem parar por 2 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e depois passe o salgado na farina de rosca igual você fazia com os outros ingredientes. E tá pronto o seu salgado empanado sem ovo.

Como modelar salgados

modelar salgados

A modelagem é uma etapa importante na arte de empanar salgados. Deixe a massa 1 hora na geladeira antes de começar a modelar para que os salgados fiquem firmes e não desmanchem na hora de fritar.

Além disso, com a massa gelada, os ingredientes para empanar aderem mais facilmente aos quitutes.

Para deixar ainda mais gostoso seu salgado, misture queijo parmesão na farinha de rosca. Outra dica é misturar a farinha de com orégano e caldo de galinha em pó.

Se você está no ramo da venda de salgados, é importante que eles sejam do mesmo formato e tamanho. A padronização dos salgados é algo difícil de conseguir, principalmente se eles modelados à mão.

Nesses casos, se você está tendo dificuldades em deixar seus salgadinhos uniformes, sempre dá para usar forminhas para modelar. Ou então,  investir em uma máquina de salgados, que produz até 5 mil salgadinhos por hora, todos do mesmo tamanho e a mesma quantidade de recheio.

Dica extra: para deixar o seu salgado sequinho e crocante, você pode usar a farinha panko, que dá para fazer em casa numa boa. É só triturar um pacote de pão de forma (sem a casca) no liquidificador, sem transformar em farinha. Depois, coloque numa forma e leve ao forno baixo até ficar seco e crocante. Retire e use para empanar!

Dicas para fritar seu salgado sem estourar

Não exagere no recheio: um salgadinho bem recheado é a melhor coisa do mundo, mas recheio em demasia vai causar problemas na hora da fritura. Feche bem o salgadinho e tenha cuidado com recheios que tenham muita água, como o queijo, pois a água pode fazer o salgadinho estourar.

Capriche na massa: uma massa bem  macia e com liga é fundamental para fritar seu salgado sem estourar. Por isso, utilize sempre farinha de boa qualidade. Lembre-se que o barato sai caro.

Cuide da temperatura do óleo: como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, não adianta coloca no fogo bem alto porque isso vai queimar seus salgadinhos e deixar  o recheio cru. A temperatura deve estar entre os 180 e os 200 graus centígrados. Uma boa maneira de saber quando a temperatura está no ponto ideal para fritar é colocar um palito de fósforo no óleo. Assim que chegar à temperatura certa, o palito acende. Não tem erro.

Não frite salgados congelados: Você deve fritar os salgadinhos em temperatura ambiente, por isso, retire do freezer pelo menos 1 hora antes de começar a fritar. É que as chances do salgadinho estourarem são bem maiores por causa da água que fica retida no salgado congelado.


Posso congelar os salgados empanados?

Se você está preocupado sobre como congelar salgados, fique mais tranquilo, pois a resposta para a pergunta acima é sim! Dá para colocar no freezer tanto aqueles que serão fritos quanto assados. No entanto, é preciso ter alguns cuidados.

Nunca congele salgados recheados com ovos e batata porque vai estragar. Por isso, evite passar os salgados na gema ou clara do ovo antes de envolvê-los com a farinha de rosca. 

Para os salgados empanados e que devem ser fritos — como coxinha, quibe e bolinho de queijo —, a recomendação é deixá-los no congelador por até 2 meses.

VEJA TAMBÉM: Como fritar os salgados sem espirrar

Também dá para levar os salgados para o congelador depois de fritos, mas aqui não convém deixar muito tempo, para não diminuir a qualidade do produto. Já os salgados que serão assados dá para deixar até 3 meses no freezer, sendo possível congelá-los pré-assados sem alteração prazo de validade.

Se você gostou desse artigo, partilhe com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *