salgados crocantes

Como fazer salgados crocantes

Quem trabalha com a produção e venda de salgados sabe que é fundamental oferecer um produto de qualidade aos clientes. A coxinha, o pastel, a bolinha de queijo, a empada e o risole são consumidos de norte a sul. Veja como fazer salgados crocantes!

Mas não apenas isso: o salgadinho perfeito tem que estar bem sequinho e conter a gordura na medida certa. Um salgado com gordura a mais prejudica o sabor, deixando o produto menos saudável e com uma aparência pouco atrativa.

E, como é do conhecimento geral, os olhos também comem e a aparência do salgado é a primeira coisa que o cliente vai reparar. O salgado perfeito é aquele que nos implora para ser consumido. 

VEJA TAMBÉM: Por quanto vender o cento de salgados?

Como fazer salgados crocantes

salgados crocantes

Confira nesse artigo algumas dicas básicas para deixar seus salgados sempre fritos e crocantes. Por isso, fique com a gente!

#1. Leite no lugar do ovo

Tem um segredinho que está se espalhando por aí e que vale a pena prestar atenção: para o seu salgado ficar bem crocante, substituta a gema ou o ovo inteiro por leite antes de passar na farinha de rosca. Essa é a receita mais conhecida que existe para empanar o salgado, mas o leite tem o poder de impedir a predominância do óleo no sabor do quitute.

Resumindo, passe rapidamente o seu salgado pelo leite, evitando que ele fique muito encharcado, antes de rolar na farinha de rosca e fritar. 

#2. Congelamento

Uma forma de garantir com que a farinha fique na consistência certa para a fritura é congelar os salgados por um tempo. Isso vai fazer com que a massa tenha aderência e o assim o salgadinho não se abre quando colocado em contato com o óleo. Por isso, coloque seus salgados 1 hora no freezer para fortalecer a massa.

Para congelar os salgados, você encontra na internet os saquinhos especificamente criados para esse fim. Mas não se esqueça de fritá-los em temperatura ambiente porque isso pode deixar o salgado frito por fora e gelado por dentro. 

#3. Água no lugar do ovo

Há duas maneiras de colocar água na receita no lugar do ovo. Uma delas é diluindo os ovos em água, acrescentando duas colheres de sopa para cada ovo . A outra é substituir totalmente o ovo por uma mistura de farinha de trigo diluída na água.

Há quem passe o salgadinho apenas em água gelada antes de empanar na farinha de rosca e garante que o resultado final é um salgadinho sequinho e crocante. 

#4. Turbine o seu empanado

Se você quer que o seu salgado frito proporcione uma experiência sensorial marcante na vida de seus clientes, turbine o seu salgado na hora de empanar. Além do ovo, do leite ou da água, adicione temperos como o caldo do cozimento do frango, queijo parmesão, orégano, caldos em pó e quaisquer outros temperos que deixem a casca crocante de seu salgado mais gostosa. 

A dica aqui é turbinar o gosto do seu salgado, portanto, use sua criatividade no preparo deles para deixá-los ainda mais deliciosos. 

#5. Temperatura do óleo

Um dos erros mais comuns que impedem os salgados de ficarem crocantes é colocar eles para fritar antes do óleo atingir a temperatura correta. Se o óleo não está no ponto, os salgadinhos irão demorar para fritar e podem muito bem ficar molengas.

Por outro lado, se estiver muito quente, é bem capaz de queimar a massa no momento do contato do salgado com o óleo. O truque para acertar é bem simples: coloque um palito de fósforo no óleo e, quando ele prender fogo, é hora de fritar. 

#6. Fritura na imersão

Para o seus salgados ficarem saborosos e crocantes, eles devem ser fritos submersos no óleo. Ou seja, tem que ter quantidade suficiente para o salgadinho ficar imerso. Isso para garantir uma textura homogênea do salgado, fazendo o óleo encostar em todas as partes. E, mesmo submerso, convém sempre dar umas viradinhas no salgado, para garantir uma fritura perfeita. 

#7. Não frite grandes quantidades de salgado.

Provavelmente você já escutou o dito popular que “a pressa é inimiga da perfeição”. O provérbio se enquadra muito bem no caso dos salgados. Se você colocar uma quantidade muito grande de salgados de uma vez só, vai ser mais difícil conseguir a textura crocante que você tanto almeja.

O ideal é fritar os salgados de três em três, claro, isso vai também depender do tamanho de sua frigideira. 

VEJA TAMBÉM: Salgados para vender na faculdade

#8. Use papel-toalha para deixar o salgado sequinho

Por último, para garantir que seus salgados vão estar crocantes na hora do cosnumo, utilize papel toalha para absorver o excesso de óleo da fritura. Utilize várias folhas de papel e espere alguns minutos para o papel absorver a gordura por completo.

Se você fizer isso sempre, seus salgadinhos vão estar bem sequinhos e prontos para serem consumidos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *