como congelar salgados

Como congelar salgados sem perder o sabor?

A venda de salgados é dos negócios mais rentáveis do momento na crise brasileira pelos baixos custos envolvidos e o retorno imediato e bastante lucrativo.

No entanto, todo aquele que comercializa salgados – fritos ou assados – precisa saber a melhor maneira de conservar os alimentos sempre bem fresquinhos.

Isso porque os clientes sempre vão observar o sabor e a consistência dos alimentos e irão preferir alimentos mais frescos e com  os sabores mais acentuados.

Então, se você quer ter bastante sucesso na venda de salgados e se destacar perante a clientela, nós temos aqui várias dicas super importantes de como congelar salgados fritos e assados. Confira!

Tudo sobre como congelar salgados

como congelar salgados

1 – Como congelar salgados fritos

Como você só vai fritá-los na hora de servir, é bom deixar os salgados prontos e já empanados. Para congelar, é preciso passar os salgados por 2 processos.

A primeira coisa a fazer é acomodar os salgados em um recipiente de vidro bem espaçoso e distribuí-los de modo que fiquem bem separados uns dos outros.

Na sequência, leve os salgados ao freezer por duas horas até que fiquem bem firmes. A seguir, coloque em saquinhos próprios para congelar alimentos e mantenha até o dia em que for vender.

Esse processo em duas fases é necessário para que os salgados não grudem uns nos outros nem fiquem deformados. Se você congela eles todos juntos, o risco de grudar ou deformar é ainda maior porque eles ainda estão com a massa mole.

Em relação aos salgados que são empanados, evite passá-los na gema ou clara do ovo antes de envolvê-los com a farinha de rosca.

VEJA TAMBÉM: 7 tipos de salgados que mais vendem

2 – Como congelar salgados assados

O processo de congelamento dos salgados assados como empadinhas ou esfirras é o mesmo em duas etapas, a diferença é que eles precisam ser pré-assados antes de serem levados ao freezer.

Primeiramente, você assa os salgados no forno e retira eles antes que cheguem naquele ponto bem dourado. Quando a massa começa a ficar com aquela corzinha, você pode desligar o forno e deixar esfriar.

Depois, coloque-os um ao lado do outro, sem encostar, e deixe no freezer por 2 horas. Depois é só colocar nos saquinhos próprios e levar ao freezer para congelar.

3 – Retirar do freezer 6 horas antes

Para manter a qualidade do sabor dos seus alimentos, é preciso deixar os salgados descongelarem naturalmente. Isso porque  a massa pode ficar dura e perder aquela consistência de salgado fresco se o descongelamento for feito no forno ou no micro-ondas. O pão de queijo pode ser colocado para assar ainda congelado, mas o forno deve estar quente.

4 – Não abra a embalagem

Este detalhe é muito importante. Não abra as embalagens quando for descongelar os salgados porque, se elas estiverem abertas, eles podem ficar desidratados, perdendo aquela suculência e umidade natural da massa. Portanto, deixe tudo bem fechado até descongelarem por completo.

5 – Atenção ao tempero

Um detalhe importante que você precisa saber é que o sabor dos alimentos acentua com o congelamento. Portanto, não exagere nos temperos, principalmente no sal. Faça um teste: coloque mais tempero em alguns salgados e perceba a diferença após descongelá-los.

Outra coisa importante é escolher bem os ingredientes. Prefira alimentos que não são perecíveis, como a cebola. Desse modo, eles duram mais tempo congelados.

6 – Não congelar novamente depois que foram descongelados

O sabor dos salgados pode ficar comprometido se for congelar novamente os que já foram descongelados, pois o processo de descongelamento altera a textura dos alimentos. Para evitar esse tipo de coisa, separe em saquinhos a quantidade que você costuma comercializar em cada dia de vendas. Desse modo, você evita ter que congelar novamente os salgados.


Qual é o tempo máximo de congelamento?

Não se recomenda congelar salgados que contenham ovos, queijos em pedaços ou cebola, pois são ingredientes que estragam facilmente e podem comprometer a qualidade e o sabor do seu produto.

Em geral, salgados como coxinha, esfirra, croquete ou quibe podem ser mantidos no freezer por no máximo 3 meses.

Pizzas recheadas também podem ser mantidas congeladas até 3 meses, mas você deve tomar cuidado com os ingredientes.

Pãezinhos e bolinhos de queijo podem ser congelados até 2 meses, mas é preciso ter cuidado para não estragar os alimentos. Quanto menos ficarem no freezer, melhor.

Em relação às tortas salgadas, elas podem se manter congeladas por até 6 meses. Uma dica interessante é você trocar o amido de milho para engrossar o recheio por farinha de trigo. Assim, a textura se mantém mais cremosa ao descongelar. 


Quais os ingredientes que não se devem levar ao freezer?

Evite usar o ovo nos seus salgados pois ele não é um alimento bom para ser congelado, pois perde rapidamente suas propriedades e, se estiver cru, não dura mais do que três dias na geladeira depois de aberto e separado da casca.

VEJA TAMBÉM: Qual a melhor farinha de trigo para coxinhas?

Queijos em pedaços grandes não resultam bem quando congelados. Para congelar os bolinhos de queijo, passe no ralador ou processador e adicione ervas secas, como manjericão, tomilho ou orégano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *