barraca salgados

Como montar uma barraca de salgados: Dicas de como divulgar

A venda de salgados é das atividades com maior retorno e onde o investimento inicial não é muito, se comparado com outros negócios. Para se destacar no mercado e conquistar a freguesia, você vai precisar de um bom produto e um bom local para comercializar seus produtos. Veja como montar uma barraca de salgados.

No geral, uma banca de salgados trabalha com coxinhas, empadas, pães de queijo, pastéis de forno ou fritos. Se quiser fritar na hora, vai ter que ter a estrutura necessária.

Muitos vendedores incrementam o negócio também vendendo bolos e tortas. Outros ainda complementam com refrigerantes, sucos, água de coco, batata frita.

Como montar uma barraca de salgados

barraca salgados

Existem duas maneiras de montar uma banca de salgados. Uma delas é você mesmo fabricando em casa os produtos. A outra é comprando e revendendo.

Confeccionar os salgados em casa aumenta a sua margem de lucros, mas é preciso um trabalho maior, com horários para produzir os salgados, idas aos fornecedores, e o compromisso de ter a produção pronta todos os dias para poder vender.

VEJA TAMBÉM: Como modelar salgados e dicas para empanar

Sem falar que é preciso também uma certa estrutura para o caso da clientela aumentar e for preciso também aumentar a produção.

Se for comprar para revender, e tiver um fornecedor de qualidade, o trabalho será menor e vai aumentar a disponibilidade de tempo para ficar no atendimento, uma vez que não tem o compromisso com a produção.

As duas maneiras precisam ser bem avaliadas na hora de escolher se você vai produzir ou não em casa a sua produção de salgados.

Quais salgados vender?

Siga o gosto preferencial dos brasileiros das comidas de rua. Coxinha, pastel, empada, enroladinho de queijo, carne ou salsicha são os mais comuns.

Se tiver um micro-ondas ou um forno elétrico, também dá para oferecer mini-pizza, que sempre tem muita saída. Também dá para vender doces e bolos e, seguindo a moda natural, a salada de fruta é também outro bom item para comercializar.

Tenha sempre mostarda, maionese e ketchup para disponibilizar aos clientes. O mais econômico é comprar os produtos e colocar você mesmo nas bisnagas, pois a versão em sachê é um pouco mais cara.

Como montar uma barraca de salgados: Escolhendo o ponto

A localização é fundamental em qualquer negócio. A escolha do local de venda é tão importante quando a escolha dos produtos para venda.

Você deve escolher um lugar que tenha bastante movimentação de pessoas, nas zonas centrais da cidade, perto de paradas de ônibus, escolas, parques frequentados nos finais de semana, igrejas em dias de culto, estádios em dias de futebol.

A estrutura banca de salgados populares

A estrutura da sua banca de salgados você vai ter que pesquisar no mercado qual a melhor opção para o seu bolso: pode ser em madeira, onde se forra o ambiente e coloca uma estufa.

Já as estruturas de metal tem um custo médio de 1600 reais. Se for usada, o preço cai pela metade. Uma estrutura mais elaborada que produza e vende suco de laranja ou caldo de cana chega aos 3 mil reais de investimento.

Você vai ter que resolver também a questão da refrigeração das bebidas, se vai investir em um freezer, se vai comprar gelo todos os dias. Há também o gasto com os produtos descartáveis, como copos, canudos e guardanapos.

Uma ideia bacana é adaptar o porta-malas de um carro, arrancando os bancos traseiros e colocando estufas, podendo assim criar um negócio que possa se deslocar para efetivar as vendas. Também pode oferecer umas banquetas para os clientes sentarem e música em baixo volume como trilha sonora.

Provavelmente você terá que pagar para vender salgados na rua. A utilização de espaços urbanos para o comércio exige o pagamento de taxas.

Como montar uma barraca de salgados: Invista no uniforme

Não é porque você tem uma barraquinha de rua que a higiene pode ser descuidada. Usar um uniforme vai transmitir segurança aos clientes, além de garantir condições de higiene e saúde alimentar.

Invista em roupas neutras, luvas e redes de proteção para o cabelo. Para deixar o negócio ainda mais profissional, borde o logo ou o símbolo da sua barraca de salgados no avental, por exemplo.

Como montar uma barraca de salgados: Balanceie o cardápio

A melhor garantia de que vai atrair públicos diferentes para o seu negócio é apostar em um cardápio variado. Mas como é limitado o espaço em uma barraquinha para preparar e armazenar salgados, você deve oferecer opções restritas de salgados. Tudo vai depender do tamanho da estufa que você comprou.


Como divulgar uma barraca de salgados?

Alguns lugares movimentados não precisam de divulgação. Mas se você está sentindo a falta de clientes, pode divulgar o seu negócio por meio de panfletos, carrinhos de anúncios e rádios populares.

Investir em um jingle próprio que anuncie os seus salgados para tocar na sua própria barraca vai chamar certamente a atenção dos passantes.

Não se esqueça também de estar presente nas redes sociais, anunciando seus salgados no Facebook e no Instagram. 

Concorrência de uma banca de salgados 

Outras barracas e restaurantes populares são os seus principais concorrentes. Por isso, é bom manter uma certa distância da concorrência ou então apostar em preços mais diferenciados para lhes fazer frente.

Capital inicial para investimento

Montar uma banca de salgados populares é dos empreendimentos com menor custo, mas vai variar de acordo com a sua estrutura. Você vai precisar comprar ou alugar uma banca, comprar ou alugar um ponto, vai precisar de uma estufa para acondicionar os salgados.

É possível aproveitar as ofertas feitas nas redes sociais, onde sempre tem alguém vendendo esse tipo de material ainda em boas condições.

Uma barraca desmontável, que serve para vender vários tipos de lanches, custa cerca de 600 reais. Esse é um investimento que você terá que fazer, como será preciso ter no mínimo um isopor grande para bebidas, uma chapa que seja usada para alguns tipos de lanches e os demais produtos que são precisos para produzir o seu próprio lanche.

Resumindo, para trabalhar com lanches na rua, você vai gastar no mínimo 1.500 reais.

Lucros de uma banca de salgados populares

Você vai ter trabalhar muito, levantar cedo e dormir tarde, ter um produto de qualidade e muita determinação. Atualmente é possível encontrar exemplos de pessoas que vivem que tiram de 2 a 6 mil reais por mês com a venda de salgados.

Muita gente que estava desempregada e que hoje até consegue ter uma renda superior ao antigo salário. 

VEJA TAMBÉM: Como vender mini-coxinha no copo

Se esse artigo foi útil para você, partilhe com seus amigos e familiares. Não se esqueça de curtir e deixar o seu comentário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *